Compartilhe este artigo:

As Tendências da Gestão Fiscal Moderna

Vivemos em um período de transformações, atualizações e ferramentas emergentes em todas as áreas do conhecimento, isso faz com que independente de nossas escolhas profissionais, nós precisamos estar sempre acompanhando de perto essas mudanças para continuarmos relevantes e evoluir em nossas carreiras. Então, por isso, este texto tem como objetivo ajudar os profissionais da área fiscal trazendo alguns dos conceitos, tecnologias e ferramentas atuais mais utilizados no mercado.

Blockchain

O blockchain, tem muito a ver com o que falaremos aqui, que é, sobre a importância dos dados na área fiscal. Essa tecnologia, permite que você tenha uma informação crucial distribuída em uma rede de computadores, democratizando o acesso a informação. Imagine ela como um livro-razão digital, onde os registros entre as indústrias são feitos de forma mais segura, transparente e em compliance. Essa é uma tecnologia para observarmos com atenção no futuro.

Automatização e IA

Falando de gestão fiscal moderna, não podemos deixar de pontuar o uso de ferramentas e plataformas de automação para diversos processos fiscais, como entradas e saídas de notas, por exemplo. Dentro do tópico de IA, a ferramenta que vem tomando conta do mercado para automações fiscais, é o RPA (robotic process automation) muito utilizado em tarefas que são repetitivas e tomam o tempo do gestor, sendo que ele poderia estar focado em assuntos mais estratégicos. Mas, recomendamos que avalie bem essa opção, pois existem algumas especificações que necessitam de uma RPA mais personalizada para o fiscal.

Armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem, vem sendo utilizado por muitas empresas devido a diversos benefícios como, por exemplo, proteção e segurança dos dados, acesso e controle, rastreabilidade dos registros, backup e recuperação de desastres e flexibilidade. Acompanhe de perto os possíveis parceiros fiscais que podem atender as necessidades da empresa em que você trabalha, isso tornará seus processos mais práticos e ágeis.

API (aplication program interface)

O API para a área fiscal, tem servido para a amplificação e a comunicação entre diferentes softwares, facilitando a integração de maneira mais segura, e melhorando o compartilhamento de dados. Entre outros benefícios como escalabilidade, flexibilidade, interoperabilidade. 

Essas foram apenas algumas das tendências que nós selecionamos, traremos mais informações no futuro para você gestor fiscal manter-se atualizado dentro dos assuntos fiscais. Lembrando que ferramentas e soluções como essas, podem acabar sendo substituídas conforme novas necessidades e demandas vão surgindo, é preciso manter-se antenado em notícias e relatórios.

 

Fique por dentro

Mais artigos