TSCTI – Soluções Fiscais

Sua empresa está pronta para a Reforma Tributária?

Com o Assessment (diagnóstico), desenvolvemos um plano de ação, com a rota mais eficiente e segura para guiarmos sua empresa durante a Reforma Tributária.

Como compreender o impacto da Reforma Tributária no seu negócio?

Nossa abordagem de Assessment, permite desenvolvermos uma análise da situação atual da organização, seus objetivos, processos, pessoas e tecnologias envolvidas. Assim, poderemos identificar quais são os impactos da Reforma Tributária específicos ao seu modelo de negócio, e criar um planejamento sob medida para as suas necessidades.

A Reforma Tributária irá afetar a sua margem de lucro?
Você terá que mudar a estratégia de recolhimento?
Os benefícios do seu segmento serão eliminados?

Entenda tudo isso com nosso assessment.

Benefícios do Assessment

Redução de riscos fiscais

Melhor aproveitamento de créditos e débitos

Otimização de processos

Visão clara dos trabalhos para a Reforma Tributária

Seu ERP não vai se atualizar? Sem problemas!

O SM e o BM nossas ferramentas para as entradas e saídas de notas, conseguirá moldar o layout antigo da nota, para o layout com os novos campos da Reforma Tributária. Facilitando a integração das tecnologias.

Split payment e a comunicação com a RFB

Através da tecnologia de Inteligência Artificial por trás do Tax Manager, conseguimos estabeler uma eficiente comunicação do seu ERP com os órgãos do governo.

Apurações e cenários

Com as mudanças da Reforma Tributária, novos módulos para atender demandas específicas foram incluídas na Plataforma Tax Manager.

  • Apurações do CBS/IBS/IS.
  • Calculadora de alíquotas e cenários.
  • Simuladores de cenários com diversas possibilidades.
  • KPI’s para apoio de decisões estratégicas.
  • Memória de cálculo para auditorias e compliance.
  • MET Matriz de Eficiência Tributária para ajuste e acompanhamento das atualizações da LC214. 

Dúvidas frequentes

A Reforma Tributária se propõe a simplificar o complexo sistema tributário brasileiro, através da unificação de alguns impostos. Também se propõem trazer equidade entre os estados com diferentes alíquotas, eliminando a “Guerra Fiscal” no país.

Os tributos afetados são o PIS, IPI e COFINS sendo unificados em um imposto chamado CBS(Contribuição sobre Bens e Serviços) que fara parte do Imposto IVA dual, em âmbito Federal. Outro impostos também afetados são o ICMS e ISS, que serão substituídos pelo IBS(Imposto sobre Bens e Serviços), este sendo um tributo estadual e municipal, complementando o Imposto IVA dual.

O verdadeiro impacto da Reforma Tributária nas empresas ainda não pode ser totalmente concebido, porém, existem mudanças a serem definidas que podem afetar, por exemplo, a margem de lucro, a estratégia de logística, transporte, e benefícios podem ser retirados. Por isso, é importante as empresas procurarem por especialistas em Assessment, que vão dar toda atenção e suporte nesse período de mudança.

A Reforma Tributária entrará de fato em vigor em 2033. Até lá passaremos por um período de teste em 2026, será aplicada uma alíquota teste para calibrar a alíquota padrão. Em 2027, o CBS substituirá o PIS e o COFINS. De 2029 até 2032 o ICMS e ISS sofrerão redução gradual, até a extinção total em 2033 e cobrança da alíquota cheia do IBS.

O CBS é implementado em 2027. E o IBS será implementado gradualmente de 2029 até 2032.

Aproveite a expertise de nossos consultores seniores para criar um plano consolidado de adaptação à Reforma Tributária.