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Como a Reforma Tributária afeta seu faturamento (e como evitar perdas).

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A Reforma Tributária representa uma mudança estrutural que pode ter impacto direto no faturamento, operação e na competitividade da sua empresa. Abaixo estão os pontos que mais devem preocupar (e mobilizar) a sua liderança.

Erros por rejeição

A partir do momento que a rejeição por erros e inconsistências for vigente na reforma tributária, seu faturamento pode ser afetado em função da rejeição por erros de NCM, ClassTrib, CFOP, CEST e regras de tratamento.

Impacto direto no fluxo de caixa e no preço final

Com a possibilidade de alíquotas mais altas e novas regras de creditamento, sua empresa deve se preparar para:

·         Revisar formação de preço;

·         Analisar impacto nas margens;

·         Ajustar contratos;

·         Negociar com fornecedores;

·         Avaliar novos custos operacionais.

O seu fluxo de caixa depende da emissão dos documentos fiscais corretamente, dentro do padrão exigido da Reforma Tributária.p

Como evitar perdas na Reforma Tributária em 2026:

A preparação envolve 3 pilares:

1 - Validar rapidamente o que já foi implementado

As empresas que já iniciaram ajustes no ERP, nos cadastros e nos processos precisam:

  • Realizar testes da emissão de documentos;
  • Confirmar compatibilidade com layouts atualizados;
  • Revisar cálculos sob o novo modelo;
  • Checar se os seus parâmetros fiscais estão coerentes;
  • Garantir que a padronização de produtos está concluída;

2 - Preparação técnica do ERP e integrações

É fundamental envolver:

  • TI;
  • fiscal;
  • contabilidade;
  • fornecedores de sistemas.

Alguns pontos obrigatórios:

  • validar se o ERP está pronto para os novos layouts;
  • testar integrações antes de janeiro/2026;
  • simular cenários de alto volume;
  • revisar o cadastro de produtos e parâmetros fiscais;
  • garantir monitoramento dos ambientes do governo.

3 - Utilize tecnologia como contenção de risco

A tecnologia vai servir para:

  • Evitar erros;
  • Reduzir retrabalho;
  • Validar documentos automaticamente;
  • Garantir que erros não travem a operação;
  • Monitorar SEFAZ /prefeituras em tempo real;
  • Ajustar cálculos e regras.

Para uma empresa do seu porte, com diversos fornecedores, emitir tantos documentos com o novo layout exigido pela Reforma Tributária é um esforço que poderia estar sendo direcionado para você pensar como fazer sua empresa crescer e aumentar o valor dela. A TSCTI pode apoiar o seu negócio em todas as etapas da reforma tributária, desde adequar os documentos aos novos padrões, até a mensageria entre os sistemas corporativos e os ambientes do fisco, assim, você ganha mais tempo para se concentrar no seu core business

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