Conheça o emissor que funciona independentemente do ERP, e continue faturando a sua operação.
Soluções ERP com atualização automática para te ajudar na reforma tributária.
A Reforma Tributária além de impactar diversos processos internos das grandes empresas, está sendo validada e implementada aos poucos, então é natural que você contribuinte esteja preocupado com a flexibilidade da sua ferramenta de gestão. Durante a transição, os ERPs precisam ter flexibilidade para permitir reversão ou adaptação.
Vamos supor que o seu ERP implementa regras tributárias diretamente no código principal (Hardcoded), sem camada de parametrização. Isso pode gerar um risco de atrasos que podem desencadear em multas, autuações e retrabalho fiscal, além de sua empresa ficar refém do roadmap de atualização do seu fornecedor.
Ok, já entendemos a importância da flexibilidade do ERP. Mas quais são os benefícios?
Quais são os benefícios de um ERP com atualização automática para a Reforma Tributária?
Um ERP com atualização automática vai além de garantir conformidade com as exigências da reforma, ele se torna um mecanismo de prevenção a erros e protege o seu negócio.
Abaixo, estão as principais vantagens de um ERP com atualização automática para reforma:
1. Conformidade contínua
A empresa não depende de projetos pontuais de adequação a cada nova regra. Compliance deixa de ser evento e vira processo.
2. Menos independência do time interno de TI e fiscal
Atualizações acontecem periodicamente, sem necessidade de demandar desenvolvimento interno ou intervenções manuais. Quem trabalha é o fornecedor, não o cliente.
3. Velocidade na adaptação às mudanças da Reforma Tributária?
Novas regra, alíquotas, exceções são aplicadas rapidamente, reduzindo exposição ao risco.
4. Padronização e consistência nos cálculos
Todos os cálculos seguem a mesma lógica atualizada, dessa forma você diminui as divergências entre filiais, operações e períodos, ganha dados fiscais mais confiáveis e reduz retrabalho em fiscalizações e auditorias
5. Segurança operacional
Mesmo com mudanças profundas na legislação, o ERP permite que a operação não pare evitando paralisações no faturamento.
"E se o meu ERP não se atualizar ou em algum momento eu precisar emitir sem precisar do ERP?”
Você poderá utilizar o Billing Manager, uma solução fiscal criada por especialistas com anos de maturidade no mercado tributário, que entendem quais são os seus desafios e suas dores, e que, sabem exatamente como te ajudar a resolvê-los.
O Billing Manager é um módulo inteligente responsável por receber as informações do seu ERP e aplicar as exigências e regras da Reforma Tributária nos documentos fiscais eletrônicos.
Ou seja, você poderá utilizá-lo em ambos os cenários, em complemento ou sem o ERP, fica a seu critério.
Igualmente o Billing Manager permite recalcular, ajustar e validar os dados, atuando como uma pré-avaliação fiscal e de negócio antes do envio ao fisco. Dessa forma você garante maior confiabilidade na escrituração.
Em meados de julho de 2025 fomos pioneiros em gerar notas de mercadoria no ambiente piloto da reforma tributária e finalizamos dezembro com mais de 150 municípios em diferentes ambientes de produção.
Se você tem interesse em gerar valor e eficiência para sua área fiscal assista a uma call rápida demonstrando os cases de sucesso que tivemos com nossos clientes desde 2025.


